A Escola e a Família devem ser parceiras na formação dos filhos

Mais do que nunca a escola e a família precisa de unir as suas forças. As razões são muitas, são boas e são todas. A escola deve fortalecer a família e a família deve fortalecer a escola, e ambas, em trabalho harmonioso, se fortalecerão para os desafios de nosso tempo, na formação das novas gerações de homens e mulheres que lutarão por uma sociedade melhor.
A escola não pode ser um ambiente hostil à família, ou insensível à sua dor. E por outro lado, a família deve dar todo apoio à escola para o exercício de sua função e para o bem de seus filhos. É uma tarefa conjunta, de interesses comuns. A escola deve fortalecer a autoridade dos pais sobre os filhos, não induzi-los a desobediência e nem ao desrespeito, e os pais devem fortalecer o valor e a autoridade dos professores diante do coração dos filhos, e como estes estão interessados pelo seu bem e seu crescimento sadio e respeitoso.
A Escola Presbiteriana Erasmo Braga é uma escola parceira da família. Com um histórico de 80 anos de experiência em educação e que vem participando com as famílias e a sociedade Douradense na formação de várias gerações. Sempre zelando por valores cristãos, formação de alto nível educacional, por princípios morais e éticos, que valorizam a vida, e sempre aplicando os valores do Evangelho na formação moral e intelectual do aluno.
Temos consciência dos tempos difíceis que estamos vivendo e dos medos da família com respeito a confiar seus filhos a uma escola. Todos estão atentos às tentativas modernas de se implantar ideologias, conceitos e hábitos dentro das escolas em desacordo com o que a família deseja para os seus filhos. Daí a importância de uma escola que trabalha com princípios e valores cristãos. Que não abre mão de uma orientação confessional e firme. Que sabe o que o ser humano precisa, tanto intelectual, como espiritualmente.
Quando falamos da parceria entre a escola e a família, nos referimos à segurança física do aluno, ao respeito com a vida humana, ao ambiente de amor ao próximo e de companheirismo, ao zelo na formação contínua dos profissionais da educação, ao interesse da Instituição escolar em dialogar com a família e ajudá-la em suas lutas, a perseverança da escola em oferecer material pedagógico de alto valor educacional, sem perder os valores morais, a garantir um princípio de respeito à autoridade do professor em sala de aula, a oferecer uma estrutura decente e moderna para o bom exercício da educação e do desenvolvimento físico da criança, a acolher a criança num ambiente seguro e sadio para o seu aprendizado, a desenvolver projetos pedagógicos de alto nível e amplitude educacional, a valorizar datas que fortalece uma cultura sadia na formação do aluno e a ousar ser moderna sem desprezar os valores que nos mantém como família tradicional e como escola atuante e relevante.
Bem-vindos a uma escola equilibrada e saudável. Longe de ser perfeita, mas convicta de sua função e responsabilidade com cada geração. Nossos alunos são lindos. Nossos professores e professoras são dedicados. Nossos diretores e demais profissionais vestem a camisa da escola e da família. Pelo menos você sabe onde está pisando e onde seu filho e sua filha estão sendo educados. É uma benção participar da formação destas gerações, e que cresçam sadios e respeitosos. Que sejam verdadeiros pais e mães de famílias para o bem do futuro da humanidade. Sejam prósperos em suas vidas. Sejam benção para todas as nações e todas as famílias da terra. "Feliz o povo que assim sucede".

  • "O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não encobriremos a nossos filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez" (Sl.78:3,4)*

Rev. Ildemar de Oliveira Berbert Pastor da Igreja Presbiteriana Central de Dourados e Presidente do Presbitério de Dourados, é Bacharel em Teologia, Pedagogia e Direito, e Pós-graduado em Filosofia, mestrando em Teologia Sistemática.