ACABOU O HORÁRIO DE VERÃO

Uma reflexão sobre o tempo.

Efésios 5.16 - " remindo o TEMPO, porque os dias são maus."

A advertência de Paulo à igreja em Éfeso é sombria. Pesa em minha mente sempre que sou corajoso o suficiente para olhar pela janela e dar uma boa olhada no mundo ao meu redor, porque é tudo que consigo ver: dias maus.

Ainda existe algo bom por aí? Claro que existe. Há pessoas gentis e atenciosas que fazem coisas gentis e atenciosas - mas nem sempre são fáceis de encontrar.

Dias maus, sem dúvida. Mas o aviso de Paul0 não pretendia ser tão deprimente. Na verdade, no contexto, pode realmente ser encorajador. Aqui está a frase completa:

" Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus." (Efésios 5: 15-16).

Senhores do tempo?
Neste próximo domingo teremos a sensação que ganhamos uma hora a mais para dormir, sendo assim nos dá a falsa ideia que ganhamos tempo. Mas na verdade isso não tem impacto no fluxo real de tempo. Não conseguimos na verdade nem avançar nem retroceder o tempo, alterar o relógio nesse domingo não nos torna senhores do tempo.

Então, como é que nós devemos resgatá-lo?

Entendendo o texto!
A palavra redimir normalmente significa "recomprar" - isto é, pagar um preço para recuperar algo que já lhe pertenceu. Nesse contexto, a instrução de Paulo para redimir o tempo faz pouco sentido. Não há como recuperar o tempo gasto - o que se foi se foi.

O Léxico Grego de Thayer lança alguma luz sobre o assunto, explicando que "o significado parece ser o uso sábio e sagrado de todas as oportunidades para fazer o bem". Em outras palavras, resgatar o tempo não significa comprar de volta o desperdício de tempo - é dedicar-nos a usar o tempo futuro com sabedoria.

Seguindo em frente
E essa é a chave. Isso é o que é tão encorajador sobre esse verso. Não se trata de lamentar os dias maus que nos rodeiam ou o tempo perdido atrás de nós. A redenção do tempo começa agora, neste momento, e se estende até o momento seguinte. A única coisa que podemos realmente fazer com o passado é aprender com isso, mas o futuro está aberto. Pronto para ser resgatado. Pronto para alguém disposto a andar em amor, luz e sabedoria. Pronto para você usar o tempo para cumprir o propósito de Deus em sua vida.

Como se tornar essa pessoa é um tópico muito maior - do tipo que poderíamos passar o dia todo falando e apenas arranhar a superfície. Mas a mensagem de esperança que podemos extrair de Efésios 5 é a seguinte: você pode resgatar o tempo e pode começar agora. Mesmo se até este momento você andou em ódio, escuridão ou loucura, não tem que ficar assim. Você não tem que continuar andando por esse caminho.

Deus tem algo muito melhor esperando por você.

Reverendo Evandro Modesto de Pinho
Capelão