SÍNDROME DO TEXT NECK

Considerada pela OMS como epidemia tecnológica


JACKLIN ANDREUCCE

É muito comum vermos pessoas com a curvatura do pescoço em 60 graus, isso quer dizer quase o queixo encostando-se ao peito, para usar o celular no modo internet. Esta postura mantida por muito tempo, e repetidas vezes, pode gerar a síndrome chamada text neck ou, traduzindo, texto pescoço. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o text neck já é considerado uma epidemia mundial.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que a cabeça humana pesa cerca de uma dúzia de libras, mas, como o pescoço inclina para frente e para baixo, o peso sobre a coluna cervical começa a aumentar. Em um ângulo de 15 graus, este peso é cerca de 27 libras (12 kg), a 30 graus é 40 libras (18 kg), a 45 graus é 49 libras (22 kg), e em 60 graus é 60 libras (27 kg).

Não é possível compreender o significado de 60 libras? Imagine carregar uma criança de 8 anos de idade em torno de seu pescoço várias horas por dia. Usuários de smartphones gastam em média de duas a quatro horas por dia debruçados sobre ler e-mails, enviar textos ou verificar sites de mídia social, isto é, 700 a 1.400 horas por ano as pessoas estão colocando pressão sobe suas vértebras cervicais.

Enquanto 75% da população do mundo gastam horas por dia debruçadas sobre seus dispositivos portáteis, com as cabeças flexionadas para a frente, todos estão e perigo constante e em risco de desenvolver text neck. “A flexão anterior frequente provoca alterações na coluna cervical, curvatura, ligamentos de suporte, tendões e musculatura, bem como os segmentos ósseos, comumente causando a mudança postural. Entre as principais queixas associadas ao text neck, estão as dores sentidas no pescoço, ombro, costas, braço, dedos, mãos, pulsos e cotovelos, assim como dores de cabeça, dormência e formigamento das extremidades superiores”, explica o fisioterapeuta especialista em Acumpultura, Quiropraxia e Osteopatia, Sérgio Germinari.

Ainda, segundo o fisioterapeuta, o tratamento para esta síndrome inclui técnicas de terapias manuais que são especialidades da fisioterapia, como a Quiropraxia, Osteopatia, Acumpultura, descomprassão medular, massagem terapêutica e exercícios planejados.

E com o aumento das vendas de smartphones esta síndrome tende a se alastrar cada vez mais pelo Brasil e pelo mundo. Aqui no País, em 2014, entre julho e agosto, foram vendidos 9.1 milhões de smartphones (4.2 milhões em julho e 4.9 milhões em agosto) de acordo com levantamento feito pela IDC Brasil, empresa líder em inteligência de mercado e consultoria nas indústrias de tecnologia da informação, telecomunicações e mercados de consumo em massa de tecnologia.

O mestre em Medicina e especialista em Ortopedia, Rodrigo Kancelskis Prado, orienta correção e de ergonomia: “Entre as orientações, a mais simples é o não uso prolongado do aparelho, atividades físicas relacionadas a alongamentos e treinamento da musculatura cervical e membros superiores”, orienta Kancelskis.


DICAS PARA CORRIGIR A POSTURA DURANTE A UTILIZAÇÃO DO DISPOSITIVO MÓVEL:

1 – Evite usar o aparelho no colo, pois essa ação faz com que a pessoa fique olhando para baixo, prejudicando a postura. Se não conseguir, coloque uma almofada pra reduzir a inclinação da cabeça e manter a postura ereta.

2 – Acesse o aparelho sempre na altura dos olhos. Isso evita que a pessoa permaneça com a cabeça flexionada e com o pescoço para frente durante o uso do dispositivo.

3 – O ideal é apoiar o braço sobre a mesa e manuseá-lo para evitar e/ou reduzir a tensão dos músculos, tendões, ligamentos e discos articulares.

4 – Quando utilizar o cursor de texto, sempre utilizar o dedo indicador da mão oposta da que está segurando o dispositivo para correr o cursor.

5 – A cada uma hora realiza uma pausa de 10 minutos e mexa o pescoço, ombros e braços.

Texto retirado da revista Cinco+, Edição, 92, Ano 8, Pág. 44 e 45.

(2) Comentários

Restam caracteres. * Obrigatório
Digite as 2 palavras abaixo separadas por um espaço.
 

olá bom dia sou aluno de fisioterapia no brasil gostaria de saber mais sobre test neck vou fazer meu trabalho de conclusão de curso sobre ele você poderia me ajudar com indicação de artigos.

Desde já agradeço

 
Rodrigo Barbosa em 03 de outubro de 2015 às 08:39

Olá boa tarde gostaria de saber se vocês tem artigos sobre text neck, vou fazer o meu tcc baseado nisso e gostaria de saber se vocês tem um material que possa me ajudar

Desde já agradeço

 
Rodrigo Barbosa em 19 de setembro de 2015 às 10:44