Educação Infantil


 

A educação infantil tem um papel fundamental na formação do indivíduo e reflete em uma melhora significativa no aprendizado da criança, pois trabalha com o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social dos seres humanos. Nesse sentido a escola aguça a curiosidade das crianças, juntamente com a participação e o incentivo dos pais. É nessa fase que os pequenos começam a se conhecer e a conhecer o outro, a se respeitar e a respeitar o outro, e a desenvolver suas habilidades e construir o conhecimento.

A infância segundo Renata Americano é “o pedaço mais precioso da vida, porque é quando está se formando a identidade da criança” por isso, precisam frequentar uma instituição com profissionais especializados que promovam rotinas baseadas em propostas pedagógicas muito bem fundamentadas.

A Escola Presbiteriana Erasmo Braga diante da filosofia cristã de educação e em consonância com as diretrizes educacionais estabelecidas em nossa legislação, em sua proposta educacional propõe trabalhar e alcançar os seguintes objetivos: - No âmbito cognitivo: promover a excelência acadêmica. - No âmbito ético-valorativo: contribuir para a formação de um aluno-cidadão. - No âmbito pessoal: contribuir para que o aluno desenvolva seu potencial individual. - No âmbito social: encorajar o estudante a desenvolver espírito de cidadão a fim de construir uma sociedade mais justa e solidária. - No âmbito espiritual: ajudar a aluno a desenvolver uma visão de mundo transformada pelas verdades da Bíblia.

A escola deve ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca. Precisa ser um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo, com professores realmente preparados para acompanhar a criança nesse processo intenso e cotidiano de descobertas e de crescimento. Precisa propiciar a possibilidade de uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro dessa criança.

Assim, para formar uma criança saudável e desenvolver sua capacidade de aprender a aprender, sua capacidade de pensar e estabelecer as bases para a formação de uma pessoa ética capaz de conviver num ambiente democrático, a Escola Erasmo Braga propõe atividades que desenvolvem um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores adequados a cada faixa etária.

A Educação Infantil apresenta em seu currículo a leitura e escrita, inglês, artes, música, filosofia cristã, conhecimento da natureza e da sociedade, educação do movimento. Em todas as atividades o aluno não é absolutamente aquele estudante passivo da educação tradicional, mas um aluno participante, ativo no processo de construção do conhecimento.

Letícia de Freitas Silva Fabiano
Coordenação Educação Infantil