Ensino Fundamental I e II


 

Etapas do Ensino Fundamental - 2° ao 9° ano.

A escola tem como função principal trabalhar a educação visando ajudar de forma intencional, sistemática, planejada e contínua os alunos que fazem parte desse processo.

A LDB no seu art. 22 afirma: “a educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.

Dentro desta visão, pautamos nossos trabalhos, pois contribuímos com a formação do indivíduo de forma ampla, embasada em valores da família, justiça, igualdade, responsabilidade, amizade levando-o a valorizar a educação, como a base para construir um futuro de sucesso e conquistas no caminho da vida.

A Escola Erasmo Braga acolhe o aluno como parte da família, sendo que esta é priorizada a ser atendida em suas necessidades, sejam elas pedagógicas, intelectuais ou sociais. A busca por um atendimento de excelência tem sido o nosso alvo principal, procurando proporcionar aos nossos alunos, condições favoráveis para o desenvolvimento de todas as suas potencialidades.

Em nosso fazer pedagógico para que haja articulação entre o conhecimento adquirido e a realidade, buscamos realizar atividades contextualizadas, que venham contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico, da livre expressão, da criatividade e do senso de organização, estimulando as várias competências, respeitando as diferentes formas de aprender, de significar e de construir o conhecimento, indo assim além da abordagem curricular.

Dentro desse processo também procuramos aproximar os alunos do contexto real, para que a aprendizagem aconteça de forma significativa e prazerosa. Por isso, as excursões, as experiências e as atividades “in loco” fazem parte do planejamento das diferentes disciplinas e dos projetos interdisciplinares.

Por meio de projetos, desenvolvidos com os alunos, temos alcançado novas experiências que tem contribuído na formação do mesmo. O aluno tem vivenciado momentos únicos e significativos de aprendizagem, que tem influenciado em sua vida, enquanto cidadão, que possui deveres a cumprir e direitos a serem respeitados.

O laboratório de informática, ampla biblioteca e recursos audiovisuais, têm contribuído muito no aspecto pedagógico, pois vem complementar o conteúdo trabalhado em sala de aula, servindo como ferramenta de aprendizagem e pesquisas.

O método de ensino é dirigido pelo professor, que envolve o aluno constantemente, na atividade mental, empregando uma metodologia exploratória (de descoberta e investigação) e explanatória (de orientação e exposição). O professor organiza a aprendizagem para cada objetivo, fornecendo perguntas e estimulando o pensamento relacionado a uma situação-problema a ser resolvida; contribui com informações; prepara atividades aos alunos, que permitam relacionar o conhecimento novo com o que já foi adquirido; planeja atividades que os levem a processar as informações e utilizá-las em situações reais.

A avaliação é um processo contínuo e multifacetado, que combina elementos formais e informais com menor margem de erro possível, considerando que nenhum sistema de avaliação é capaz de considerar, plenamente, todos os aspectos complexos do aprendizado do aluno. O professor utiliza-se de diversos tipos de atividades avaliativas, tendo sempre como meta que seu aluno aprenda, servindo-se dos instrumentos para informar-lhes as suas dificuldades e orientá-los para que cheguem à habilidade almejada.

Todo nosso trabalho é desenvolvido tendo como base princípios e valores cristãos, que integrados aos conteúdos e trabalhos realizados em sala e fora desta, contribuem para o desenvolvimento e formação sólida do caráter de nossos alunos.

A Escola Presbiteriana Erasmo Braga é uma escola que está sempre em busca de um ensino de qualidade e excelência. Acreditamos no nosso trabalho e somos gratos a Deus por todas as vitórias que temos alcançado até aqui.

“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. ” Provérbios 22:6

Carla Naiara Palma Olsen
Coordenadora Pedagógica (Fundamental I)

Mara Quiles Melhado
Coordenadora Pedagógica (Fundamental II)