top of page

A Escola

A Escola Presbiteriana Erasmo Braga é uma entidade de confissão evangélica mantida pela Igreja Presbiteriana do Brasil. Foi fundada em 06 de abril de 1939 por missionários da Missão Leste do Brasil que não mediram esforços para levar avante o trabalho de ensino pioneiro diante de tantas dificuldades daquela época.
A Escola Presbiteriana Erasmo Braga, oferece as etapas da Educação Básica da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, organizados em anos escolares, com o objetivo de propiciar a formação escolar básica, cultural e social do aluno preparando-o para o exercício da cidadania e possibilitando a aquisição de uma aprendizagem com excelente padrão e qualidade numa abordagem cristã.

Memorial 

IMG_1510
IMG_1020-2
IMG_6116
10004065_730931396927802_197123290_n
desfile 7 de Setembro década de 40 profª Nair Sales
1962.2
img026
70 (2)

Biblioteca Maxwell

Nossa biblioteca recebeu esse nome em homenagem ao Revº Albert Maxwell. De origem norte americana, Rev. Maxwell, chega em Dourados no início do século X. O pastor residia em seu país perto de uma tribo indígena e tinha no coração o desejo de pregar o evangelho aos índios. Com a morte dos pais, decidiu empregar a herança recebida realizando o seu desejo. Vendeu o que possuía, veio ao Brasil e foi para a região norte, na Amazônia, com o intuito de conhecer as tribos indígenas dali. Depois de andar por quase um ano naquela região, encontrou-se com a caravana do Marechal Rondon que o trouxe até a região de Dourados. Rev. Maxwell sentiu que não poderia cuidar só do espírito do índio sem cuidar do seu corpo e mente, foi procurar ajuda das igrejas brasileiras para o seu projeto. Maxwell foi o principal obreiro da Missão até 1943, por 14 anos.A Escola Presbiteriana Erasmo Braga, oferece as etapas da Educação Básica da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, organizados em anos escolares, com o objetivo de propiciar a formação escolar básica, cultural e social do aluno preparando-o para o exercício da cidadania e possibilitando a aquisição de uma aprendizagem com excelente padrão e qualidade numa abordagem cristã.

Pré-escola

Espaço Nair Sales

A Escola homenageia a Profª Nair Leite de Sales, dando o seu nome ao Espaço Nair Sales destinado a Ginástica Rítmica, pelos serviços prestados por quase 03 décadas ao ensino como alfabetizadora da instituição de ensino.
Profª Nair Leite Sales nasceu na cidade de Mogi Mirin – São Paulo, no dia 15 de maio de 1916. De família evangélica com 23 anos decidiu trabalhar com missões. Em 1939 veio para Dourados trabalhar na evangelização dos índios na Missão Evangélica Caiuá. Na década de 1950, Nair Sales passou a atuar como professora de alfabetização na Escola Presbiteriana Erasmo Braga. Aposentou em 1974 deixando um grande legado para seus alunos e a comunidade.

Pré-escola

Auditório Rev. John Marion Sydenstricker

O Auditório da escola (Unidade I), recebeu o nome do Revº John Marion Sydenstricker. O Revºl Sydenstricker mudou-se para Dourados em 1942 e junto com esposa contribuíram com a expansão do trabalho missionário na cidade. Ele trabalhou arduamente na Igreja Presbiteriana de Dourados e na Escola, seus esforços tiveram como principal objetivo conduzir a Escola para uma sede própria, fato que se concretizou nos anos 60, é o local onde permanece a Escola Presbiteriana Erasmo Braga até hoje. As obras iniciadas no fim dos anos 50, contou com doações e grande participação de toda comunidade, de Campinas – SP. O nome do auditório homenageia esse importante figura na história da instituição, que se apaixonou pela obra missionaria de Dourados, lutou pela criação do hospital Evangélico, ampliação da sede da Igreja Presbiteriana de Dourados, e da Escola Presbiteriana Erasmo Braga.

WhatsApp Image 2016-12-21 at 12.55.05(1).jpeg

Playground Tia Bá

Maria Batista da Silva Moraes, conhecida carinhosamente por Tia Bá, foi professora em nossa instituição. Iniciou no ano de 1974, permanecendo por 2 ano e retornou no ano de 1980 até o ano de 2007. Foram 27 anos de dedicação à alfabetização.
Nasceu em 26/05/1949 na Região de Cândido Mota/SP. Filha de  Gabriel Batista da Silva e Lázara Buzato, morou até o ano de 1972 na cidade de Assis/SP. 
Completou seus estudos (Magistério) no Colégio Santa Maria de Assis no ano de 1970. Iniciou a carreira como professora, em 1971, trabalhando no Grupo Escolar Frutal do Campo – Região Cândido Mota e no Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral) em São Paulo.
Trabalhou também na cidade de Caarapó – MS, e em Dourados, também desenvolveu atividades na APAE. Lecionou ainda por 35 anos na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, encerrando sua carreira em 2007, na Escola Erasmo Braga e na Escola Estadual Castro Alves. 
Ser professor não é apenas ensinar e a Tia Bá fazia isso com louvor, pois era capaz de levar seus alunos ao reino da contemplação do saber. Sua didática chamava atenção dos alunos, pois mesclava sensibilidade e conhecimentos. 
Assim por ter contribuído com a formação de muitos alunos, e por ter se dedicado com esmero ao ensino, o novo espaço de atividades recreativas (Parque Infantil) construído para os alunos da Educação Infantil foi inaugurado no dia 22/04/14, e para homenageá-la, recebeu o seu nome.

IMG_6186.JPG

Salão de Festa
Ester Duarte Gomes

Ester Duarte Gomes nasceu em Assis - SP em 10/12/1952. Filha de Alfredo Garcia Duarte Neto e Maria Martins Duarte foi alfabetizada pela avó Isaura Garcia Duarte (professora aposentada) e o livro utilizado para as aulas foi a Bíblia, mais especificamente o livro de Ester. Quando foi para escola no 1º ano na zona rural já sabia ler e escrever.
Teve uma infância tranquila e aos 9 anos sua família se mudou para a cidade de Assis, pois a escola da fazenda fechou e era preciso retomar os estudos. Em 1964 mudaram-se para outra fazenda próxima a Paraguaçu Paulista. Cursou o ensino fundamental e médio em escola pública.
Casou-se aos 19 anos com Ivaldo Gomes e tiveram 3 filhos. Em 1974 mudaram-se para Dourados, no mesmo ano foi admitida na Delegacia de Ensino de Dourados. Fez curso de Magistério, faculdade de Pedagogia com especialização em Supervisão Escolar e disciplinas do ensino de 2º Grau, e pós-graduação em ensino superior. 
Atividades exercidas: Técnica de Ensino (1974), Diretora adjunta da Escola Estadual Joaquim Murtinho (1975), professora na Escola Estadual Presidente Vargas, coordenadora do 2º Grau na Agência Regional de Educação de Dourados até o ano de 1990, coordenadora pedagógica (1991 e 1992), Diretora na Escola Estadual Antônia da Silveira Capilé até 1999, Professora de Educação Religiosa (1990 e 1991) e ainda colaborou na criação do Ensino Médio exercendo o cargo de coordenadora na Escola Erasmo Braga (1995).
Aposentou-se na rede estadual e assumiu a Administração Executiva e Pedagógica na Escola Presbiteriana Erasmo Braga em novembro de 1999 a convite do Conselho Administrativo, com a missão de resgatar a instituição. Um grande desafio e responsabilidade somente alcançado pelas misericórdias do Senhor que renova as nossas forças, o conhecimento e a sabedoria a cada manhã. Permaneceu na direção da escola até julho de 2014, devido à aposentadoria.
No dia 06/05/2015 foi inaugurado o Salão de Eventos “Ester Duarte Gomes”, da Escola Erasmo Braga, uma estrutura sonhada e idealizada ainda em sua administração. O salão recebeu o seu nome, em homenagem pelos 14 anos e seis meses de trabalho dedicados à direção desta instituição.                             Ester Duarte Gomes foi educadora durante 40 anos no Estado de Mato Grosso do Sul, é apaixonada pela educação e sempre teve grande comprometimento e dedicação, procurando com afinco fazer a sua parte por acreditar ser esse o caminho para a mudança da sociedade. No último ano em que esteve na direção e em comemoração aos 75 anos da escola escreveu o livro “Um Sonho, uma história, uma escola”, que conta com detalhes os caminhos percorridos pela instituição, os momentos difíceis e como tudo aconteceu até a escola chegar onde está. Ester também é sócia fundadora da ANEP – Associação Nacional de Escolas Presbiterianas (2000) e onde atualmente é Secretária Executiva.
O Salão é um ambiente que conta com uma infraestrutura moderna, climatizado, destinado à realização de festas de aniversário, reuniões, recepções de pequeno porte e tem o objetivo de atender as famílias da escola e também a comunidade Douradense.

Pré-escola
bottom of page