Nossa História
A Escola Presbiteriana Erasmo Braga, é uma entidade de confissão evangélica que tem como mantenedoras a Igreja Presbiteriana do Brasil e a Igreja Presbiteriana de Dourados. Foi fundada em 06/04/1939 por missionários americanos da Missão Leste do Brasil. Até 1961, funcionou em anexo à Igreja Presbiteriana de Dourados, em 1962 foi transferida para o prédio próprio, idealizado por Helena Doweing, arquiteta e o engenheiro John Sydenstricker, recebendo este nome em homenagem ao grande educador cristão, o professor Erasmo de Carvalho Braga, que foi pastor presbiteriano, escritor poliglota e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ele escrevia para vários jornais da época, sendo um dos fundadores da Academia Paulista de Letras e da Sociedade Científica de São Paulo.
Em 1978, a Profª Maria Aparecida Dutra assumiu a direção, ampliando o ensino com novas ideias pedagógicas. Em 1980, a escola regularizou sua autorização de funcionamento junto ao Conselho Estadual de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul, passando a se chamar Escola Presbiteriana Pré-Escolar e de 1º Grau Erasmo Braga.
Em 1994, foi implantado o 2º grau, porém, devido a questões financeiras, essa etapa de ensino foi encerrada em 1999. A escola começou a enfrentar déficit financeiro que foi aumentando gradativamente causando instabilidade e afetando vários setores da escola inclusive a perda significativa de alunos, levando quase ao fechamento da escola. Diretores que administraram a escola na década de 90: Prof.ª Délcia Gonçalves de Oliveira (1990/1993), Prof.ª Edna M. Nunes Facholli (1994/1996), Prof.ª Generosa Cortez de Lucena (1997) e Melvira Serra Dourada (1998/1999).
A partir do ano de 2000 um novo Conselho Administrativo e uma nova direção, Ester Duarte Gomes, passou a administrar a escola reestruturando todos os setores, envolvendo professores, pais, alunos e comunidade. No decorrer dos anos, a escola consolidou seu crescimento na área financeira, quitando os débitos e realizando investimentos na área física e qualificação pessoal.
Em junho de 2014 uma nova direção assumiu a escola, Léia Quiles Melhado Arcas e foi criado um Projeto de Extensão na Igreja Presbiteriana Filadélfia para concessão de Bolsas de Estudos integrais a crianças carentes de 4 e 5 anos.
No ano de 2021 a Escola Erasmo Braga obteve a autorização para funcionamento do Ensino Médio e em 2022 iniciaram três turmas de 1º Ano com o total de 78 alunos e foi inaugurada uma nova Unidade para atender esta nova etapa.
Em 2023, foi reorganizado o organograma da Escola e houve a contratação de 3 diretorias, sendo elas: direção pedagógica, direção administrativa e financeira e direção do ensino médio e ainda um coordenador específico para atender o terceiro ano do ensino médio se responsabilizando pelos cursinhos, pré-vestibulares, intensivos, acompanhando cada aluno nesta fase tão importante.
No ano de 2024, foi autorizado pela Secretaria de Educação do Estado e pela Secretaria Municipal uma Filial denominada de Escola Presbiteriana Erasmo Braga Missão Caiuá para atender o Ensino Fundamental e a Educação Infantil. Esta Filial está localizada no antigo “Centrinho” que foi cedido pela Missão Caiuá e iniciou com 195 crianças (3 a 6 anos de idade) indígenas matriculadas que possuem bolsas integrais de estudo, material didático e escolar e alimentação.
Atualmente, é a maior escola privada do município de Dourados em quantidade de alunos. A integridade operacional da Escola Presbiteriana Erasmo Braga é clara desde a sala de aula até os níveis mais altos de sua administração, por isso trata-se de uma instituição que permanece na memória e no dia-a-dia dos douradenses, pois formou e continua formando cidadãos capazes de fazer um mundo melhor onde haja amor a Deus sobretudo.
Até aqui o Senhor nos ajudou.





